A equipe do Toron Advogados atua, de forma gratuita e especializada, em casos de demandas criminais de pessoas hipossuficientes.
O projeto
A missão do Projeto Alê Szafir é oferecer advocacia gratuita e de alta qualidade para quem mais precisa e não pode pagar.
O projeto nasceu da vontade de ajudar mais gente e deixar vivo o espírito da advogada Alexandra Lebelson Szafir (1966-2016), uma das sócias fundadoras do Toron Advogados, conhecida e reconhecida pela generosidade e intransigência com os descasos da Justiça Criminal.
Assim, o Projeto Alê Szafir institucionalizou no escritório o maior legado de uma de suas fundadoras: “advogar para ajudar na prática os desafortunados, os esquecidos, os protagonistas dos muitos descasos da justiça criminal”.
No âmbito do Projeto Alê Szafir, atendemos casos gratuitamente mediante cadastro prévio. A seleção é realizada pela equipe do projeto por ordem de complexidade e eixos de priorização.
Os critérios adotados são os seguintes:
Eixos de priorização
Adultos presos e adolescentes internados
Pessoas que sejam o principal arrimo financeiro da família
Mães e pais de crianças de até 14 (catorze anos)
Pessoas que sejam primárias
Temas de alto impacto em comunidades vulneráveis, tais como: racismo, violência policial e proteção à população LGBTQIA+
Critérios limitadores
É necessário que a renda familiar seja de até 3 salários-mínimos (critério-referência da Defensoria Pública)
Não atuamos no momento do flagrante
Não atuamos em casos de pessoas vinculadas a organizações criminosas
Coordenação
O Projeto Alê Szafir é coordenado pela advogada Ingrid de Oliveira Ortega, com mais de 10 anos de atuação no Toron Advogados. Além dela, os assistidos contam com aconselhamentos e toda a experiência do nosso time de criminalistas.
Envie seu caso
Para que o seu caso seja analisado, por favor preencha o formulário. Ele pode ser preenchido por qualquer pessoa que tenha contato com o problema e todas as informações são confidenciais e serão analisadas somente pelos integrantes da equipe do Projeto Alê Szafir.