STF reconhece nulidade de buscas e apreensões realizadas com violação do domicílio

Sobre

Em decisão unânime, a Segunda Turma do Supremo manteve decisão do ministro André Mendonça, que reconheceu a nulidade das provas colhidas por policiais durante ingresso não autorizado na residência de um homem acusado por tráfico.

Nossa sócia Luiza Oliver analisa: “Apesar de a decisão consagrar princípios constitucionais basilares ao reconhecer referida nulidade, contraditoriamente chancelou relevante violação a esses mesmos princípios ao entender lícito o acesso, também desacompanhado de decisão judicial, ao conteúdo de um aparelho celular encontrado no local do capotamento de um veículo. A pretexto de tentar identificar o proprietário do veículo, a Polícia vasculhou o conteúdo do aparelho, devassando indevida e arbitrariamente a privacidade de seu proprietário. A circunstância, referida no voto do Ministro André Mendonça, de que o acesso ao celular não teria sido motivado para buscar indícios da prática de crime, mas apenas para tentar identificar o proprietário do veículo, não altera em nada a nítida violação à intimidade e privacidade do caso concreto. Independentemente da “motivação”, não é dado às autoridades públicas, desprovidas de decisão judicial, vasculhar o conteúdo de celular de quem quer que seja”.

Para mais informações, leia o conteúdo do portal Síntese Criminal sobre o caso: https://lnkd.in/dVNZBUhK

Rolar para cima

Alerta | Golpe do Falso Advogado

Prezados clientes,

Informamos que indivíduos mal-intencionados estão utilizando de forma indevida o nome e a identidade visual do Dr. Alberto Toron e do Toron Advogados para contatar pessoas via WhatsApp, alegando falsas movimentações processuais e créditos a receber.

O objetivo é obter informações bancárias e numerário de forma fraudulenta. Reforçamos que o Toron Advogados nunca solicita dados financeiros ou pagamentos por aplicativos de mensagens. Caso receba qualquer abordagem desse tipo, não forneça informações, e comunique o contato a um dos nossos advogados de sua confiança.

Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e reforçar as orientações por meio dos canais seguros do escritório.

contatos@toronadvogados.com.br +55 11 3824-6066 | +55 11 3822-6064

Atenciosamente, Equipe Toron Advogados.