A obrigatoriedade do uso de câmeras policiais como debate na segurança pública

O uso obrigatório de câmeras na atuação policial ostensiva será objeto de projeto de lei elaborado pelo Ministério da Justiça que busca institucionalizar o uso do item como parte do equipamento de proteção individual dos policiais e que será encaminhado ao presidente da República.

A nossa sócia, Luiza Oliver, aponta que a utilização de câmeras pela Polícia Militar durante a realização de diligências invasivas é um avanço civilizatório. Trata-se de instrumento apto a evitar os abusos dos agentes estatais, tendo sido comprovado que a letalidade policial em 2022 foi abaixo da média nacional em quatro dos sete estados que usam câmeras corporais (Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo), segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. Ela completa que, ao mesmo tempo em que a medida protege o cidadão – especialmente o mais suscetível e vulnerável aos excessos do Estado – serve de tutela aos próprios policiais. Sendo legal a atuação da PM, as filmagens podem ser utilizadas como elemento de prova em eventual investigação ou ação penal contra a pessoa abordada. Portanto, a implementação traz muito mais ganhos do que perdas.

Compartilhe

Rolar para cima

Alerta | Golpe do Falso Advogado

Prezados clientes,

Informamos que indivíduos mal-intencionados estão utilizando de forma indevida o nome e a identidade visual do Dr. Alberto Toron e do Toron Advogados para contatar pessoas via WhatsApp, alegando falsas movimentações processuais e créditos a receber.

O objetivo é obter informações bancárias e numerário de forma fraudulenta. Reforçamos que o Toron Advogados nunca solicita dados financeiros ou pagamentos por aplicativos de mensagens. Caso receba qualquer abordagem desse tipo, não forneça informações, e comunique o contato a um dos nossos advogados de sua confiança.

Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e reforçar as orientações por meio dos canais seguros do escritório.

contatos@toronadvogados.com.br +55 11 3824-6066 | +55 11 3822-6064

Atenciosamente, Equipe Toron Advogados.